Curiosidades afogamento
- Thalita Gomes
- 24 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Se tivéssemos a oportunidade de prever o futuro com certeza iriamos querer descobrir como seria a nossa morte, imaginando mais profundo, se pudéssemos escolher como morrer nossa escolha seria não sofrer. Como isso ainda não é possível temos que pensar na realidade e descobrir fatos peculiares que circulam nossa existência.
Na coluna de curiosidades de hoje vamos falar sobre uma das formas mais temidas de morrer: o afogamento.

1- Afogar em água doce e água salgada é diferente, muitos nunca devem ter se perguntado se existia alguma diferença ou o porque delas. A maioria das mortes em afogamento são em águas doces devido a composição da água não-marítima que se aproxima muito da do nosso corpo, o que a faz ser absorvida e entrar na corrente sanguínea. Com isso, nossos glóbulos vermelhos incham e estouram, causando falha de órgãos generalizada. Isso leva de 2 a 3 minutos. Já a água salgada dificulta a absorção hídrica, pois o sal deixa o sangue mais grosso, e, portanto, ao invés de inchar, nossas hemácias “secam” – o que leva, por sua vez, de 8 a 10 minutos, um tempo maior para que ocorra um possível salvamento.
2- O afogamento acontece de forma diferente de como imaginamos, o individuo fica sem os movimentos voluntários, braços e pernas ficam rígidos e retos, no formato de uma cruz; o corpo, na vertical, fica no nível da água e a boca é aberta numa última tentativa de boiar.
3- Na antiguidade o afogamento era usado como forma de tortura entre mulheres, homens e crianças. Na Idade Média existia “a banheira nacional”, onde afogamentos em massa aconteciam para punir pessoas que tivessem ligação com a monarquia derrubada.
4- Um dos mares mais conhecidos é o Mar Morto, ele não recebe esse nome por acaso. A água é muito salgada e muito densa, impossibilitando que o corpo humano afunde. Apesar disso, a água é muito tóxica por causa do sal e dos minerais. Ela rompe com o equilíbrio dos eletrólitos, ocasionando queimaduras internas graves e pneumonia química.

5- Existe um lago onde as vítimas nunca são encontradas. O temido Lago Tahoe se encontra nas montanhas de Sierra Nevada, entre a Califórnia e Nevada. Muitos o chamam de cemitério debaixo d’água, os afogamentos misteriosos é devido ao Lago Tahoe ser tão frio que inibe as bactérias, e o cadáver raramente sobe à superfície. Dessa forma, os falecidos nunca são encontrados.
Depois dessas curiosidades "obscuras" cuidado com quem você entra nas águas profundas ou onde elas estão localizadas, vai que o Jason tem algo haver com isso!

















Comentários